quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O que o Arrependimento não é...


O arrependimento é o primeiro passo que tomamos para recebermos a salvação que Deus nos oferece no Senhor Jesus Cristo.
"... Deus fez deste Jesus, a Quem vocês crucificaram, tanto Senhor como Cristo. Ouvindo isto o povo, compungiram-se em seu coração e disseram a Pedro e aos outros apóstolos: Irmãos, o que faremos? Pedro replicou: Arrependam-se e sejam batizados, cada um de vocês, em nome de Jesus Cristo, para que os seus pecados possam ser perdoados" (At 2:36-38). Veja também Atos 17:30.

A. O QUE O ARREPENDIMENTO NÃO É
1. Não É Um Mero Sentimento De Culpa
O sentimento de culpa com relação ao nosso pecado vem antes do arrependimento, porém não é.o arrependimento em si. Ninguém se arrepende, a menos que tenha primeiramente se sentido culpado com relação ao seu pecado, porém nem todos que se sentem culpados arrependem-se de fato.
"Enquanto Paulo discorria sobre a retidão, o auto-controle, e o julgamento vindouro, Félix temeu e disse: Isto é o suficiente para agora! Você pode ir embora. Quando eu julgar conveniente, mandarei chamá-lo" (At 24:25). Félix sentiu-se culpado, porém não se arrependeu.
2. Não É Uma Mera Tristeza Pelo Seu Pecado
Algumas pessoas ficam muito tristes por causa das consequênciasde seus pecados, ou pelo fato de terem sido pegas. Muitas pessoas ficam tristes, não pelo que têm feito de errado, mas pela penalidade que recebem ao serem pegas.
"A tristeza segundo Deus leva ao arrependimento que traz a salvação e não traz nenhum remorso, mas a tristeza segundo o mundo traz a morte " (2 Co 7:10).
3. Não É Uma Mera Tentativa De Sermos Pessoas Boas
Muitas pessoas tentam com as suas próprias forças tornarem-se pessoas melhores e mudarem os seus estilos de vida. Todo esforço próprio traz consigo uma raiz de auto-justiça, que é algo que não reconhece a necessidade de arrependimento pelo pecado.
"Todos nós nos tornamos como o imundo, e todos os nossos atos retos são como trapos imundos. Todos nós murchamos como uma folha, e como o vento, os nossos pecados nos arrebatam " (Is 64:6).
4. Não É Adquirir Religiosidade
Os fariseus da Bíblia eram extremamente religiosos em seus comportamentos e práticas. Jejuavam, oravam e tinham muitas cerimônias religiosas. No entanto, nunca se arrependeram.
"Mas ao ver muitos dos fariseus e saduceus vindo para onde Ele estava batizando, Ele lhes disse: Raça de víboras! Quem os alertou a fugirem da ira futura? Produzam frutos dignos do arrependimento.
"E não digam a si próprios: Temos a Abraão como nosso pai. Digo-lhes que destas pedras Deus pode levantar filhos para Abraão. O machado já está na raiz da árvore, e todas as árvores que não produzem frutos bons serão derribadas e lançadas no fogo" (Mt 3:7-10). Veja também Mateus 5:20.
5. Não É Um Mero Conhecimento Da Verdade
A posse de um conhecimento intelectual da verdade não garante necessariamente que a verdade tenha se tornado uma realidade viva em nossas vidas. Crermos com as nossas cabeças e crermos comos nossos corações são duas coisas diferentes (veja Romanos 10:10).
"Você crê que há um só Deus. Bom! Até mesmo os demônios crêem nisto — e estremecem. O tolo, você quer mais evidências de que a fé sem as obras de retidão é inútil? "(Tg 2:19,20). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário