segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A morte do Doutor Sócrates



Eu tinha 10 anos de idade e amava o futebol. Qualquer chance que eu tinha, na escola, no quintal de casa, na rua, lá estava eu chutando uma bola com meu irmão e amigos. Uma das jogadas mais admiradas no futebol era, e ainda é, o passe de calcanhar. Sinal de habilidade, ousadia, e visão de jogo, quem o fazia bonito, imediatamente arrancava da galera um “uau”, um “olé”, ou simplesmente “Sócrates!” 

O passe de calcanhar era a assinatura do “Doutor” Sócrates, capitão da nossa Seleção Brasileira na Copa de 1982. Quem esquece o jogo da eliminação contra a Itália? Quem não lembra a alegria afogada pelas lágrimas? Sim, também chorei. E quem não chorou, que chute a primeira bola. 

Sócrates marcou um gol brilhante naquele jogo que perdeu. Mas 29 anos, 4 meses, e 29 dias depois, com apenas 57 anos de idade, o Doutor perderia o jogo mais importante da sua vida. Os adversários: o álcool e o cigarro. 

É fácil entender como Garrincha teria se entregado aos vícios. Homem simples, de origem pobre, e pouca educação. Mas o Doutor Sócrates? 

Por que muitas pessoas inteligentes não conseguem dominar a si mesmos? Por que um atleta não consegue resistir aos desejos do seu corpo? 

Porque o único poder maior que a inteligência humana e capaz de dominar o corpo é o espírito. O seu espírito, ligado ao Espírito de Deus, lhe dá uma força inigualável, imbatível. Quem tem essa ligação jamais poderá ser destruído, exceto por si mesmo. 

Se você: 
  • É forte, mas tem sido fraco diante de uma situação 
  • É inteligente, mas tem feito muitas burrices 
  • É determinado, mas tem tido muitas dúvidas 
  • É bem-sucedido nos negócios, mas fracassado no amor 
  • Tem tudo para ser feliz, mas vive em profunda depressão 
  • Sabe que os vícios estão lhe matando, mas não consegue deixá-los 
...a solução está no fortalecimento do seu espírito, através da sua conexão com o Espírito do Criador. 

O espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. Mateus 26.41

Controlar a sua ira vale mais do que ser valente; e dominar o seu espírito do que conquistar cidades inteiras. Provérbios 16.32 


Sócrates, eu sinto demais por você. Mas de uma maneira estranha, a razão de sua morte poderá despertar muitos a mudar de rumo, definitivamente — e assim, trazer alegria a eles e a suas famílias. Com certeza, um gol de calcanhar.


Bp. Renato Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário