sexta-feira, 20 de abril de 2012

Minha inspiração


Numa sessão de autógrafos em Soweto, na Africa do Sul, para o meu livro “Melhor do que Comprar Sapatos“, me perguntaram qual foi a minha inspiração para escrever o livro. Eu não pensei muito antes de responder, e a minha resposta me surpreendeu um pouco. Eu disse que os meus problemas do dia a dia fizeram o trabalho.
Depois fiquei pensando sobre isso, me perguntando por que eu havia dito aquilo. Quanto mais eu pensava a respeito, mais certa eu me tornava quanto a isso… Os meus problemas – os muitos motivos de eu haver derramado lágrimas, estado no fundo do poço, me sentido tão pequena quanto uma formiga – têm sido a minha inspiração este tempo todo… Não é estranho? Não deveríamos ser inspirados por pessoas nas quais nos espelhamos ou que são melhores do que nós? Como eu posso, então, ser inspirada pelos meus problemas?
Lá vamos nós outra vez, outro lindo milagre da vida. As nossas experiências, problemas, lágrimas, decepções e desapontamentos – os quais deveriam supostamente ser todos negativos e degradantes – são, na verdade, degraus para o nosso próprio sucesso. É triste, no entanto, que a maioria das pessoas não os permite ser o que eles deveriam ser. Em vez de aprender com eles, elas se colocam para baixo por causa dos mesmos.
Uma jovem chegou até mim em prantos, outro dia, porque ela simplesmente não conseguia entender o porquê de tanta coisa ruim ter acontecido com ela no espaço de um ano, mais ou menos. Dois de seus parentes morreram, sua mãe ficou doente e foi hospitalizada, seu esposo estava diferente e indiferente ao mesmo tempo, e ela havia acabado de ser diagnosticada com um problema de saúde. Ela pensava que devido a esses problemas a sua fé havia se esgotado.
O que acontece é o seguinte: a nossa fé só se esgota quando nós desistimos dela. Enquanto estivermos de pé e lutando, nós estaremos na fé. E o melhor de tudo é que a nossa fé fica mais forte quando nos sentimos fracos! Quando estamos fortes e livres de problemas, nós, normalmente, não oramos tanto, pensando que estamos bem – o que isso nos diz a respeito da nossa fé, então?
Agora você consegue entender por que o Apóstolo Paulo disse: “Quando estou fraco, é que sou forte“, em Coríntios. Então, vá em frente, use os seus problemas para vencer na vida – é para isso que eles existem!
Cristiane Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário