segunda-feira, 30 de abril de 2012

O vício do trabalho


Um post excepcionalmente longo, para quem quer pensar um pouco
Se você olhar ao seu redor agora, verá que tudo existe em cima de um equilíbrio. A cadeira onde você está sentado, a mesa, o vaso de flor, o armário, o quadro na parede, a casa ou edifício de trabalho onde você está, e até você mesmo—tudo isso precisa de um equilíbrio para se manter de pé e cumprir suas funções. Se alguma força mexe com o equilíbrio de algo ou alguém, então ele cai.
O equilíbrio não é apenas uma lei da física, mas também da vida. Uma vida saudável, abundante, feliz é composta do sucesso de várias partes: saúde física e mental, necessidades materiais supridas, bons relacionamentos, senso de realização, e paz de espírito (fruto de um relacionamento com Deus).
Isso quer dizer que você tem que atender igualmente a todas estas áreas ou “pernas” que dão equilíbrio à sua vida. Se você focar muito em uma e não o bastante em outra, causará um desequilíbrio, e as coisas começaram a sair do lugar: problemas de saúde, relacionamentos conturbados, depressão, ansiedade, vícios, falta de dinheiro etc.
Aí é que está o perigo. Alcançar o equilíbrio na vida nem sempre é fácil. Se você não cuidar, dará 80 ou 90 por cento de suas energias para uma só área de sua vida. É o caso das pessoas viciadas no trabalho. Elas não conseguem ficar sem trabalhar. Trabalham mesmo doentes (não cuidam da saúde), ignoram o marido/esposa/filhos porque “têm que trabalhar” e não têm tempo para “essas coisas”, estão ocupadas demais para tirar um tempo para ir à igreja, e até para repensar o próprio trabalho. São pessoas do tipo Marta, que estava preocupada em dar uma boa impressão a Jesus de quão trabalhadora ela era.
Veja que ser viciado no trabalho vai muito além do emprego ou empresa. Este vício faz a pessoa ficar todo minuto que está acordada envolvida em alguma atividade, seja ela limpar, organizar, trabalhar na igreja, preparar o trabalho para o dia seguinte, e achar mais trabalho quando um já está acabando. Nesse processo, as outras áreas da vida vão morrendo aos poucos. Familiares vão se distanciando. O corpo vai enfraquecendo e adoecendo. A mente vai cansando. O espírito vai secando.
É claro que a pessoa está ocupada demais para ver isso. Como todo vício, o trabalho lhe faz sentir realizada, feliz consigo mesma, ainda que por um tempo. Os elogios das pessoas que admiram sua dedicação fazem com que ela queira trabalhar ainda mais. O dinheiro passa a ser como os pontos que se ganha num videogame—ganha, mas perde, depois quer começar de novo para ganhar de novo etc.
Estou focando aqui em quem tende a ser desequilibrado com o trabalho, mas é claro que isso pode acontecer com qualquer outra área da vida. Alguém pode ser obcecado pelo próprio corpo e viver em função de exercícios e dietas. Outro pode viver enfiado na igreja e esquecer do resto. Há aqueles que são emocionalmente dependentes de outras pessoas; carentes, sufocantes e pegajosos. Enfim.
Qual a solução para os desequilíbrios?
  1. Identificar as áreas que estão descuidadas
  2. Ver o que você deveria estar fazendo por elas mas não está
  3. Diminuir seus excessos de uma área para aplicar-se mais equilibradamente nas outras que estão descuidadas, fazendo o que é preciso
Sim, isso exigirá quebra de velhos hábitos e incluirá o desconforto da mudança. Mas se você não sacrificar para alcançar o equilíbrio agora, as consequências serão muito piores mais tarde.
Você tem sido desequilibrado em alguma área de sua vida? Viciado no trabalho? O que pretende fazer depois de ler isto?
E você que é mais equilibrado, qual o seu segredo para alcançar o equilíbrio?
Renato Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário