sábado, 12 de maio de 2012

Você não me respeita


Como um entusiasta da etimologia, adoro descobrir a origem das palavras. Já que tantos mal-entendidos acontecem pela ignorância ou pela falta de um entender o que o outro quer dizer, certamente haveria mais paz se as pessoas realmente se preocupassem com o verdadeiro significado das palavras.
Uma das palavras que pesquisei recentemente tomou um significado muito maior para mim, e me abriu o entendimento sobre muitas coisas. É a palavra “respeito”. Vamos à aulinha de 5 segundos:
“Respeito”, do latim RESPECTUS, particípio passado de RESPICERE, “olhar outra vez”, de RE-, “de novo”, mais SPECERE, “olhar”. A ideia é de que algo que merece um segundo olhar, em geral merece respeito.
No sentido original, quando uma pessoa “respeitava” alguém, ela lhe “olhava de novo”, quer dizer, lhe notava, lhe prestava atenção dobrada. Era uma forma não apenas de reconhecer a existência da pessoa, mas também a importância dela. O contrário, a palavra “desrespeito”, obviamente indicava que o observador não reconhecia nenhuma importância na outra pessoa, e portanto sua existência era dispensável, ou seja, não merecia “um segundo olhar”.
Pense agora como isso afeta os seus relacionamentos. Alguém já reclamou com você dizendo “você não me respeita” ou “você não me dá o respeito”? E quando alguém exigiu respeito de você, já se encontrou dizendo algo do tipo “como eu vou te respeitar se você age desse jeito?”
Dá para perceber o que está sendo cobrado nessas conversas? O que as pessoas estão realmente querendo dizer é:
“Preste atenção em mim.” “Perceba que eu existo.” “Faça-se uma pessoa digna da minha atenção.”
Respeito tem a ver com duas coisas importantes: (1) os olhos, o olhar, ou o que se vê e (2) algo digno de ser visto, notado, admirado.
Portanto, as lições práticas são:
Se alguém lhe cobra respeito…
  • provavelmente é porque você não tem dado suficiente atenção àquela pessoa, nem reconhecido sua importância e valor
  • outras coisas e/ou pessoas têm consumido seu tempo e atenção, resultando no descuido daquela pessoa
  • você precisa reavaliar seu comportamento para com aquela pessoa, e focar mais nela—notá-la, apreciá-la, olhar para ela “de novo”.
Se você tem cobrado respeito de alguém…
  • você primeiro tem que “olhar de novo” para si mesmo, ou seja, se respeitar. Será que você tem agido de forma digna de respeito—“se olhado no espelho[1]”, como diz a expressão popular?
  • veja se seu comportamento merece “um segundo olhar” daquela pessoa, ou se está sendo tão repulsivo que ninguém quer olhar para você outra vez. Respeito próprio é mais raro do que respeito alheio.
Espero que agora você entenda muito melhor as cobranças de respeito no seu casamento, trabalho, família, fé, e todos os seus relacionamentos.
Se Eu sou senhor, onde está o respeito para comigo? —diz o SENHOR dos Exércitos. Malaquias 1.6
Há alguém que sempre reclama que você não o(a) respeita? Será que não está na hora de você começar a “olhar de novo” para aquela pessoa? E o que dizer acerca de respeitar a si mesmo antes de cobrar o respeito dos outros? Deixe seu comentário abaixo.

[1] Por acaso, o “espe” em “espelho” é da mesma raiz do “espe” em “respeito”: do latim “specere”. Não é interessante?
Renato Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário