terça-feira, 26 de junho de 2012

A Velha Natureza: A diferença entre a posição e o estado espiritual do cristão

Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria:” (Colossences 3)

Para compreender a mensagem que Paulo quis dizer, é necessário conhecermos um pouco, dos tempos  e o ambiente em que o apóstolo viveu.

É interessante compreender que, o mundo daquela época, não estava sob a influência do cristianismo, nem muito menos do judaísmo. E o que isto quer dizer? 

Significa que, as pessoas não tinham ainda sido influenciadas pelos costumes judaico\cristão. A cultura Ocidental, por exemplo, tem seu modo de vida fundamentado nestes princípios. O valor da mulher, o respeito aos pais, a dignidade do casamento etc. Tudo isto eram princípios desconhecidos pelos contemporâneos de Paulo.

O resultado prático disto na sociedade ?

Orgias, bacanais, prostituições, bebedices etc. Eram visto pelas pessoas como coisas absolutamente comuns. Não praticar estas coisas, era inaceitável. Era andar na contra-mão dos costumes da época.

Em quase todos os templos pagãos, havia o culto ao sexo. Milhares de mulheres entregavam seus corpos naqueles recintos. Para aquela época a prostituição era algo divino. Havia vários deuses que eram adorados, dentre eles baal, cuja imagem era semelhante ao órgão genital masculino. Na mentalidade daquelas pessoas, abolir tais práticas era abandonar o “sagrado”.

Neste cenário sem lei moral, o cristianismo cresceu. A pressão social sobre os cristãos que não concorriam com as práticas daqueles tempos, é inimaginável.

Colossos era uma cidade pequena, sem expressão no cenário mundial da época.

A mensagem que Paulo traz na carta aos moradores de Colossos é muito forte.

Primeiro ele fala da posição do cristão. Depois ele fala sobreo estado espiritual do cristão. Ou seja, aquilo que Jesus nos fez ser, e aquilo que Deus espera que sejamos.

Seria mais ou menos assim:

Que o estado da alma, deve ser consistente com a posiçãoque o cristão possui. Em outras palavras, os benefícios espirituais que recebemos do Senhor Jesus na Sua morte, devem ser aplicados no dia a dia. Sendo assim, quando o apóstolo catalogou os pecados, ele começou com  os motivos, e depois passou para as ações.

O velho homem refere-se ao que éramos como filhos de Adão, com uma natureza não regenerada. O novo homem se refere à nossa posição como filho de Deus. O propósito de Deus é que este novo homem torne-se a cada dia mais parecido com o Senhor Jesus.

Não devemos nos conformar com o nível que alcançamos. Num futuro próximo, quando comparecer-mos diante do Tribunal de Cristo, seremos julgados.  Nossa vida não será comparada com a vida dos outros, e sim com a vida do próprio Senhor Jesus!

Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário