sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Não abandone a obra!



A mensagem do profeta Ageu: Não abandone a Obra

O livro de Ageu é o segundo menor da Bíblia, e a mensagem do livro tem apenas um tema - a reconstrução do segundo templo.

Os remanescentes judeus, isto é, aqueles que sobreviverame voltaram do cativeiro babilônico, e retornaram à Terra Santa, tinham uma missãoreconstruir um Segundo Grande Templo. O problema é que dezesseis anos haviam se passado, e a Obra houvera sido abandonada.

O motivo do abandono da missão naquele tempo, tem sido o mesmo motivo do abandono da Obra por parte de muitos nos dias de hoje: querer servir a si mesmo: “...cada um de vós corre à sua própria casa”. (Ageu 1:9)

A fome e a escassez foram as conseqüências deste abandono: “Por isso retém os céus sobre vós o orvalho, e a terra detém os seus frutos”. (Ageu 1:10).

Simbolicamente o Templo tipificava a vida espiritual do povo de Israel. Em outras ocasiões, o abandono do Templofoi motivo para a perda do sacerdócio (I Samuel 3),destituição de reis (Isaías 6),  a reprovação de Deus à Israel (Mateus 24). Por essas e outras passagens bíblicas chegamos a conclusão de que o Templo era o centro da vida religiosa do povo judeu.

Este conceito só foi mudado por Jesus, que num diálogo com a mulher Samaritana disse que o Pai procura verdadeiros adoradores que O adorem em Espírito e emVerdade (João 4). Jesus mostrou assim que hoje o Templo de Deus hoje, é nosso corpo; e que Seu santuário deve sernosso coração.

O Templo Espiritual

Já o apóstolo Pedro nos diz que há um outro Templo, no qual alguns foram separados à trabalhar – a igreja.
vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.” (I Pedro 2:5)

Cada cristão nesta casa espiritual é uma “pedra viva”, e como tal precisa dia à dia ser lapidado, para poder encaixar-se nos planos de Deus. O processo de lapidação às vezes demora, e é dolorido. Quando a pedra não se deixa lapidar, então perde-se, estraga-se, e caindo ao chão não passará de pó, como tantos outros. Infelizmente muitos não se deixam lapidar! Tem você permitido ser lapidado?

Ouvimos muitas vezes a célebre frase: “Deus tem um plano para você !” Mas isto não condiz com a realidade. A realidade é que cada um de nós somos uma peça neste grande projeto de Deus. Quando um engenheiro traça um plano de construção, cada componente é importante. É verificado tudo -  a durabilidade, resistência, preço e até o peso do produto. Mas tudo em função do projeto e não de um produto em particular!

Semelhantemente, o mesmo acontece na casa espiritual que tem sido edificada para Deus. Há pedras que tem peso, que tem conteúdo, mais que todavia estão “em baixo”. Isto não quer dizer que não estejam sendo usadas! As pedras “mais leves”, as que não possuem tanto conteúdo assim, não estariam onde estão, se não fossem àquelas primeiras, enterradas junto com o alicerce! Muitas destas pedras nemaparecem, mais são a base de tudo!

Não é à toa  que o velho Paulo diz:
Lembrem-se dos seus líderes, que lhes falaram a palavra de Deus. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé.” (Hebreus 13:7)  

Quem são essas pedras?

Homens e mulheres de Deus, que vieram antes de nós, que lançaram o fundamento, e que muito trabalharam em condições precárias, para que eu e você estivéssemos aqui!

Muitos não aparecem, não estão na mídia, são anônimos , mais lhes garanto – são peças fundamentais na grande casa espiritual!

Tenho o nome de vários deles em minha lista de oração.


Não os trato de igual para igual. Não consigo chamá-lospelo nome, chamo-os de pastores!

Talvez por isso, uma das palavras mais usadas no livro de Ageu seja consideração.

Concluímos então que se o abandono à Obra do Segundo Templo trouxe conseqüências graves aos obreiros por causa da negligencia, quanto mais o abandono da edificação do Templo Espiritual, constituído de “pedras vivas” que são os cristãos!

Toda aquela estiagem que provocou a seca e a escassez, era de origem espiritual: o abandono da Obra. Por isso, uma outra palavrinha foi usada pelo profeta para animar aqueles homens: a Coragem!
 “Coragem, sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque. Coragem! Ao trabalho, ó povo da terra!

Quem sabe se em sua vida, a estiagem de bençãos ou mesmo a estiagem de uma vida espiritual ativa, não seja a sua negligencia para com as “pedras vivas” para a qual você foi chamado a ajudar?


Ou a falta de coragem em se sujeitarobedecer e executarà Obra que lhe foi confiado?

Interessante que o Senhor Deus avisa ao povo por intermédio de Ageu, de que qualquer sacrifício oferecido no altar seria imundo, enquanto o templo não estivesse acabado! (Ageu 2:10-12). Você tem levado à cabo a Obra confiada à você ? Ou é daquele que pára no meio do caminho?

Por fim, a Glória do segundo Templo, estava muito aquém da Glória do primeiro Templo construído por Salomão e destruído pelos babilônicos. A seca e a escassez provocada pela negligencia espiritual, havia deixado a terra e o povo muito pobre.

Mais eis a promessa:
Minha é a prata e meu é o ouro, diz o Senhor

Quando voltassem as mãos à Grande Obra de edificação, a promessa era de que o Senhor Deus traria as riquezas das nações que ornamentariam aquela Grande Casa:
A Glória da segunda casa será maior que a primeira

Quem nunca ouviu ou leu esses versículos?

 A condição para seu cumprimento era: voltar as mãos à Obra e não abandoná-la!

Que tal recomeçar, e pedir à Deus que envie sobre ti  as águas que fluem de Seu trono? Certamente que a Glória da última casa será maior que a primeira!

Pense nisso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário